BLOG

Confira a matéria abaixo

Trate sua piscina no outono e economize , saiba como.
Quarta, 20 De Março De 2024

Com a chegada do outono, o uso da piscina diminui e como consequência o ritmo do tratamento também é reduzido. O principal indicador de que ela precisa de atenção é o tom esverdeado. Esta característica é, geralmente, sinal do desenvolvimento de algas.

As algas surgem nas piscinas pela ação do vento, queda de folhas e pela água das chuvas. Para se proliferarem na água é necessário um conjunto de fatores como: Falta de Cloro Residual Livre, excesso de matéria orgânica e baixa Alcalinidade.

A queda na temperatura e a incidência de chuvas nesta época faz com que as piscinas sejam menos frequentadas e tratadas. Por isso, a quantidade de cloro e algicida utilizados nas piscinas também acabam sendo menor. Porém, imaginando que estão economizando, os proprietários acabam gastando muito mais posteriormente, quando é necessário um tratamento de choque, pois a demanda de produtos para a eliminação de grandes infestações de algas, e a correção dos parâmetros com valores muito distantes dos ideais é muito maior. Sem contar o risco de a piscina sofrer desgaste na estrutura, além de manchas e incrustações nas paredes, que podem ser irreversíveis.

Tratamento de Choque

Antes de iniciar o processo químico, é necessário retirar o excesso de sujeira que possa estar suspenso na água ou depositado no fundo da piscina, como folhas e insetos. Depois, deve-se testar e, caso necessário, corrigir a alcalinidade total, o pH da água e a dureza cálcica (leia mais na matéria “Medir parâmetros regularmente evita problemas relacionados ao tratamento de piscinas”). O próximo passo é a aplicação de hcl Algicida Choque para eliminar as algas. No dia seguinte, deve-se aplicar o produto Hidrofloc, que faz com que as algas mortas e outras partículas de sujeira se depositem no fundo da piscina, permitindo a aspiração. Quando a água estiver finalmente límpida, pode ser iniciada a etapa de cloração.

Tratamento de Manutenção

"Após recuperar a estabilidade da água, é necessário realizar a manutenção da piscina, que em alguns casos chega a utilizar menos da metade dos produtos utilizados no verão. Os procedimentos de aspiração e filtragem devem ser mantidos, pois no outono a quantidade de folhas e poeiras trazidas pelo vento é bastante significativa" destaca Theotônio Uyeda

Para evitar o ressurgimento das algas, os índices de alcalinidade, pH, dureza cálcica e cloro devem ser monitorados. Além disso, é essencial a realização de um tratamento de manutenção com a aplicação de hcl Algicida Manutenção pelo menos uma vez por semana.

Ass: Equipe HidroAll

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.
Clique para abrir o chat!