As algas que se desenvolvem nas paredes e no fundo de piscinas revestidas por fibra ou vinil podem apresentar tonalidades diferentes, entre elas e também a mais comum são as algas de tonalidade verde, mas podem apresentar tons de marrom, laranja, rosa e até vermelho.
Para se proliferarem no revestimento e na água é necessário um conjunto de fatores:
Podem surgir no revestimento através de:
- Transbordamento
- Vazamento
- Furos e rachaduras no revestimento
Essas características tornam o espaço entre a estrutura e o revestimento da piscina úmida, proporcionando um ambiente favorável para o desenvolvimento de fungos e algas que atravessam o revestimento da piscina e ficam visíveis.
Podem surgir na água em decorrência de:
- Insuficiência ou ausência de cloro residual livre;
- Excesso de matéria orgânica;
- Alcalinidade baixa;
Existem mais de 25.000 tipos de algas! Nas piscinas podemos evitar todas as complicações, identificando as algas pela cor que apresentam.
Algas Verdes
|
Algas Amarelas
|
Algas Pretas
|
Algas Rosas
|
Algas Azuis
|
Alcalinidade e pH na faixa ideal e residual de cloro entre 1 e 3ppm previnem a formação de algas. A limpeza física da piscina também é importante como a limpeza das bordas, escovação das paredes e fundo das piscinas.
O uso de produtos químicos para prevenção também é importante: Hcl Algicida Manutenção.
Evite o transbordamento e realize inspeções frequentes se a piscina apresentar redução significativa no nível da água (5 centímetros em um dia) isso possibilita a identificação de furos e consertos mais rápidos.
1. Analise e corrija a alcalinidade e o pH;
2. Verifique o sistema de filtragem e limpeza, se necessário troque a areia do filtro;
3. Adicione algicida de choque, deixe recirculando por cerca de 2 horas, durante a recirculação escove as paredes e fundo da piscina, para que nenhuma alga fique parada;
4. No dia seguinte, adicione Hidrofloc, para decantar as algas mortas, deixe recircular por cerca de 2 horas, desligue a bomba e deixe a água parada de um dia para o outro;
5. Quando tudo assentar, aspire o fundo da piscina drenando com muito cuidado para não misturar novamente as algas mortas na água;
6. Analise novamente a alcalinidade e o pH, corrigindo se necessário.
7. Adicione o cloro;
Para algas pretas, a parte da escovação é muito importante. A escovação rasga as camadas de proteção da alga e os produtos químicos penetram.
No revestimento da piscina, o fabricante deverá ser consultado sobre a remoção e higienização da estrutura.
Ass: Equipe HidroAll
Deixe um comentário