BLOG

Confira a matéria abaixo

O revestimento da piscina está colorido? , o desenvolvimento de algas pode estar relacionado.
Sexta, 26 De Fevereiro De 2016

As algas que se desenvolvem nas paredes e no fundo de piscinas revestidas por fibra ou vinil podem apresentar tonalidades diferentes, entre elas e também a mais comum são as algas de tonalidade verde, mas podem apresentar tons de marrom, laranja, rosa e até vermelho.


Para se proliferarem no revestimento e na água é necessário um conjunto de fatores:

Podem surgir no revestimento através de:

- Transbordamento

- Vazamento

- Furos e rachaduras no revestimento

Essas características tornam o espaço entre a estrutura e o revestimento da piscina úmida, proporcionando um ambiente favorável para o desenvolvimento de fungos e algas que atravessam o revestimento da piscina e ficam visíveis.

Podem surgir na água em decorrência de:

- Insuficiência ou ausência de cloro residual livre;

- Excesso de matéria orgânica;

- Alcalinidade baixa;

Tipos de algas

Existem mais de 25.000 tipos de algas! Nas piscinas podemos evitar todas as complicações, identificando as algas pela cor que apresentam.

Algas Verdes

A variedade mais comum, as algas verdes normalmente irão surgir logo após uma falta de filtragem adequada e/ou teor de cloro. São frequentemente encontradas a flutuar livremente na água, embora também se agarrem às paredes da piscina. Reduzem a claridade da água. Algumas variedades de algas verdes também aparecem como “pontos” em superfícies, em áreas particularmente ásperas, ou em locais onde a circulação é reduzida.

Algas Amarelas

As algas amarelas são uma variedade que se pegam às paredes da piscina, também chamadas algas-mostarda, normalmente encontradas no lado mais escuro da piscina. A reincidência é comum. Esta variedade é resistente a níveis normais de cloro e a sua erradicação deve ser tratada com firmeza.

Algas Pretas

Talvez a mais preocupante de todas algas, a dificuldade na erradicação deve-se às fortes raízes e camadas protetoras. As algas negras aparecem como manchas escuras a preto, geralmente com o tamanho de uma ponta de borracha de lápis. As raízes estendem-se até ao gesso ou ao reboco do azulejo, e a menos que as raízes sejam destruídas completamente, irão crescer de volta no mesmo lugar. As comunidades de algas pretas também contêm camadas. Como as algas amarelas, a variedade de algas pretas podem florescer mesmo na presença de níveis normais de desinfecção e com um sistema de filtragem adequado.

Algas Rosas

Não é realmente uma alga, mas sim uma forma de bactéria/fungo. Aparece como manchas ou listas em cantos e fendas. A sua propagação é lenta e é extremamente raro que floresça em toda a piscina.

Algas Azuis

São conhecidas como cianofíceas ou ciano bactérias. Causam manchas nas paredes das piscinas, principalmente piscinas em fibra de vidro ou vinil. Na realidade não são algas e nem bactérias, porém fazem a fotossíntese e se desenvolvem rapidamente assim como as algas verdes. Aparecem nos períodos de maior insolação com baixa umidade relativa do ar, em piscinas com baixa sanitização e filtração. Para controla-las devem-se corrigir os parâmetros, adicionar algicida de choque, cloração, filtração e escovação. Desaparecem vagarosamente com a manutenção dos parâmetros da água e tratamento físico.

Como prevenir?

Alcalinidade e pH na faixa ideal e residual de cloro entre 1 e 3ppm previnem a formação de algas. A limpeza física da piscina também é importante como a limpeza das bordas, escovação das paredes e fundo das piscinas.

O uso de produtos químicos para prevenção também é importante: Hcl Algicida Manutenção.

Evite o transbordamento e realize inspeções frequentes se a piscina apresentar redução significativa no nível da água (5 centímetros em um dia) isso possibilita a identificação de furos e consertos mais rápidos.

Para piscinas já infestadas

1. Analise e corrija a alcalinidade e o pH;

2. Verifique o sistema de filtragem e limpeza, se necessário troque a areia do filtro;

3. Adicione algicida de choque, deixe recirculando por cerca de 2 horas, durante a recirculação escove as paredes e fundo da piscina, para que nenhuma alga fique parada;

4. No dia seguinte, adicione Hidrofloc, para decantar as algas mortas, deixe recircular por cerca de 2 horas, desligue a bomba e deixe a água parada de um dia para o outro;

5. Quando tudo assentar, aspire o fundo da piscina drenando com muito cuidado para não misturar novamente as algas mortas na água;

6. Analise novamente a alcalinidade e o pH, corrigindo se necessário.

7. Adicione o cloro;

Para algas pretas, a parte da escovação é muito importante. A escovação rasga as camadas de proteção da alga e os produtos químicos penetram.

No revestimento da piscina, o fabricante deverá ser consultado sobre a remoção e higienização da estrutura.

Ass: Equipe HidroAll

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.
Clique para abrir o chat!
Saiba Onde Comprar HidroAll!