BLOG

Confira a matéria abaixo

Piscina sem residual de cloro? , Saiba porque isso acontece e como reverter essa situação!
Sexta, 24 De Novembro De 2017

Esse pode ser o questionamento de muitos consumidores e tratadores de piscinas ao analisar o residual de cloro logo após a aplicação do produto. Parece um mistério!

Mas por que isso acontece? A quantidade de cloro não foi suficiente para oxidar todo material orgânico presente água da piscina, e por isso não há residual após a aplicação.

A ausência de cloro logo após a aplicação pode gerar dúvida sobre a eficiência do produto, mas um simples teste ajudará você a compreender essa característica, veja como é simples:

- Recipiente plástico limpo com capacidade para 10l
- Água da torneira
- Alguns grânulos de cloro (aprox. ¼ de colher de chá)

Encha o recipiente plástico com 10 litros de água da torneira, analise o residual de cloro e só inicie o teste se não houver residual na água. Adicione alguns grânulos de cloro e movimente a água até dissolver totalmente.

Após a homogeneização completa, analise o residual e compare com a água da sua piscina após a cloração.

Como a água da torneira é livre de materiais orgânicos, o cloro não oxidará rapidamente, mantendo-se presente através do residual, já na água da piscina, caso haja muito material orgânico, é provável que não tenha residual após a análise.

Essa variação na demanda de cloro está relacionada a alguns fatores, como: temperatura mais elevada, material orgânico originado pela frequência de banhistas (resíduos de hidratante, protetor solar, descamação da pele, suor, entre outros), material inorgânico (metais), chuva, início do desenvolvimento de algas, entre outros.

Para potencializar a ação do cloro, antes de aplica-lo, recomendamos a utilização do oxidante OxiAll, posteriormente adicione a quantidade de cloro necessária para obter o residual de 1 a 3 ppm e curta sua piscina.

Além desses fatores, piscinas que ficam por um tempo sem tratamento podem desenvolver algas e micro-organismos.

Nesse caso, quando se adiciona dosagens de manutenção de cloro estabilizado ou não, o ácido hipocloroso é consumido rapidamente por estas algas e ou micro-organismos. Nesta situação deverá ser efetuado um tratamento de choque utilizando a dosagem de 15 a 20 gramas de cloro por metro cúbico. Este choque destruirá os contaminantes que estão consumindo o ácido hipocloroso e gerando um teor de cloro livre que possa ser medido por qualquer tipo de kit utilizado. Lembre-se que o teste líquido medirá também a cloramina presente na água. A fita Pooltest da HidroAll analisa o residual de cloro livre.

Se o teor de ácido cianúrico inexistir também não será encontrado cloro livre na água, após algum tempo decorrido da adição de produto. Há necessidade de termos pelo menos 30 PPM de ácido cianurico na água.

Evitar o uso de peróxido de hidrogênio ou outros oxidantes existentes no mercado que eliminam o cloro da água da piscina.

Ass: Equipe HidroAll

 

1 Comentários

Link do comentário Postado em : 19 de janeiro de 2024 (por: Mario Henrique Ferreira )
Muito obrigado por estás informações
RESPOSTA:
Olá Mário Henrique Ficamos felizes com a sua satisfação Equipe HidroAll

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.
Clique para abrir o chat!