BLOG

Confira a matéria abaixo

O cloro ideal para sua piscina, Saiba mais sobre cada composto!
Quarta, 21 De Março De 2018

Atualmente são utilizados diversos tipos de cloros para o tratamento da água de piscinas. Tantas opções podem gerar dúvida no momento da compra! Vamos ajudar você a diferenciar essas opções e conhecer mais sobre cada tipo de cloro e o que você precisa saber para escolher a opção ideal para a sua piscina.

Os tipos de cloros disponíveis para o tratamento de piscinas são:

- Dicloro (granulado)
- Tricloro (pó e tablete)
- Hipoclorito de Cálcio (Cloro granulado)
- Hipoclorito de Sódio (Cloro líquido)
- Cloro gás

Dicloro e Tricloro

A liberação do ácido hipocloroso1 é mais lenta, porém muito mais resistente à ação dos raios ultravioleta, pois são estabilizados2, mantendo sempre um residual constante não água da piscina.

Os produtos compostos por dicloro não proporcionam variação significativa no pH, nem na alcalinidade da água. O dicloro geralmente é disponibilizado na versão granulada, já o tricloro é mais utilizado para a formulação de tabletes ou comercializado na versão pó. Por ser um produto levemente ácido, podemos observar redução no pH e na alcalinidade após grande período de uso do Tricloro.

Hipoclorito de Cálcio, Hipoclorito de Sódio e Cloro gás

São fortes agentes oxidantes, reagem rapidamente com a matéria orgânica. Não são estabilizados.

Hipoclorito de Sódio e Cálcio em função da sua característica alcalina podem proporcionar a elevação da alcalinidade e do pH da água. Já o cloro gás libera ácido clorídrico, o que ocasiona redução no pH da água.

Atualmente, devido as características de segurança na armazenagem e transporte, o cloro gás deu lugar aos outros compostos.

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre os compostos, vamos avaliar quais as diferenças no tratamento!

Dicloro e Tricloro

Possuem estabilizador de cloro em sua formulação, isso torna o produto mais resistente à ação dos raios solares. Então se a sua piscina é descoberta, esses dois compostos podem ser mais indicados! A versão em tabletes hcl Penta, hcl 200 e hcl 3 em 1 são muito utilizadas para a manutenção e também é uma eficiente e econômica opção para o tratamento de inverno.

Hipoclorito de Sódio e Cálcio

Apresentam ação extremamente rápida, para piscina coberta ou com muito material orgânico é uma boa opção de tratamento, como hcl Hypo HidroAll à base de hipoclorito de cálcio! Lembramos que a versão líquida geralmente possuiu menos de 12% de concentração de cloro ativo, além do cuidado maior com o manuseio e armazenagem.

Lembre-se de que os cloros granulados devem ser dissolvidos antes da aplicação, principalmente em piscinas revestidas por fibra ou vinil, que são revestimentos mais sensíveis.

Escolha uma dessas opções e mantenha a sua piscina bem tratada com a linha produtos HidroAll.

Aproveite e curta a sua piscina!

1 Ácido hipocloroso: É o agente ativo na desinfecção, também chamado de cloro ativo.
2 Cloro Estabilizado: Produtos à base de dicloro e tricloro possuem estabilizante em sua formulação, que evita a decomposição do cloro pelos raios solares.

Produtos HidroAll

DICLORO: Hidrosan Penta, Hidrosan, Hipoclor, Hiperclor, hcl Plus
TRICLORO: hcl Penta, hcl 200, hcl 3 em 1
HIPOCLORITO DE CÁLCIO: hcl Hypo

Ass: Equipe HidroAll

 

1 Comentários

Link do comentário Postado em : 09 de maio de 2018 (por: ALMIR DASILVASANTOS)
Estou usando atualmente o Hidrosan Dicloro estabilizado!
RESPOSTA:
Olá Almir! Ótima escolha! Equipe HidroAll

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.