Tonalidade verde - HidroAll do Brasil

BLOG

Confira a matéria abaixo

Tonalidade verde , problemas com algas?
Quinta, 26 De Outubro De 2017

A tonalidade verde indica o desenvolvimento de algas.

Para as algas se proliferarem na água é necessário um conjunto de fatores:

- Insuficiência ou ausência de cloro residual livre;

- Excesso de matéria orgânica;

- Alcalinidade baixa;

Quais problemas as algas podem ocasionar?

Além do entupimento das tubulações, as algas também entopem os poros dos filtros, diminuindo a sua eficácia, o que irá exigir lavagens mais frequentes a médio prazo. As algas criam uma procura de cloro, consumindo o cloro que deveria trabalhar em outros contaminantes.

Que tipos de algas existem?

Existem mais de 25.000 tipos de algas! Conheça alguns tipos:

Algas Verdes

A variedade mais comum, as algas verdes normalmente irão surgir logo após a falta de filtragem adequada e/ou teor de cloro. São frequentemente encontradas a flutuar livremente na água, embora também se agarrem às paredes da piscina. Reduzem a claridade da água. Algumas variedades de algas verdes também aparecem como pontos em superfícies, em áreas particularmente ásperas, ou em locais onde a circulação é reduzida.

Algas Amarelas

As algas amarelas são uma variedade que se pegam às paredes da piscina, também chamadas algas-mostarda, normalmente encontradas no lado mais escuro da piscina. A reincidência é comum. Esta variedade é resistente a níveis normais de cloro e a sua erradicação deve ser tratada com firmeza.

Algas Pretas

Talvez a mais preocupante de todas as algas! A dificuldade na eliminação deve-se às fortes raízes e camadas protetoras. As algas negras aparecem como manchas escuras, geralmente com o tamanho de uma ponta de borracha de lápis. As raízes estendem-se até ao gesso ou ao reboco do azulejo, e a menos que as raízes sejam destruídas completamente, irão crescer de volta no mesmo lugar. As comunidades de algas pretas também contêm camadas. Como as algas amarelas, a variedade de algas pretas podem florescer mesmo na presença de níveis normais de desinfecção e com um sistema de filtragem adequado.

Algas Rosas

Não é realmente uma alga, mas sim uma forma de bactéria. Aparece como manchas ou listas em cantos e fendas. A sua propagação é lenta e é extremamente raro que floresça em toda a piscina.

Como prevenir?

O Tratamento químico adequado dificulta o desenvolvimento das algas. Alcalinidade e pH desajustados e níveis baixos de cloro pode dar às algas um "empurrão". A limpeza geral da piscina também é importante. Materiais Orgânicos e bactérias podem contribuir para o crescimento das algas.

Para prevenir, mantenha a alcalinidade, pH e cloro nas faixas ideais. Semanalmente adicione hcl Algicida de Manutenção.

Para piscinas já infestadas

1. Analise e corrija a alcalinidade e o pH;

2. Verifique o sistema de filtragem e limpeza, se necessário troca de areia do filtro;

3. Adicione hcl Algicidade de Choque, recircule por 2 horas, durante a recirculação escove as paredes e laterais da piscina, para que nenhuma alga fique parada. Devido a resistência no tipos de algas a dosagem pode ser maior para a eliminação, chegando a 30ml para cada 1.000 litros;

4. Na sequencia adicione Hidrofloc, para decantar as algas mortas, deixe recircular por cerca de 2 horas, desligue a bomba e deixe descansar até decantar (essa etapa pode levar de 1 a 3 dias);

5. Assim que todo o material decantar, aspire cuidadosamente o fundo da piscina com o filtro na posição drenar;

6. Analise novamente a alcalinidade e o pH, corrigindo se necessário.

7. Adicione o cloro;

Para algas pretas, a parte da escovação é muito importante. A escovação rasga as camadas de proteção da alga e os produtos químicos penetram.

Realize a prevenção e evite o desenvolvimento de algas!

Ass: Equipe HidroAll

 

11 Comentários

Link do comentário Postado em : 29 de outubro de 2017 (por: ARAMIS TEOBALDO REMER)
Bom dia! Tive alguns problemas de algas, porém com aplicação de hcl Algicida de Choque da HidroAll acabei resolvendo! Mesmo vendo alcalinidade, cloro, pH e dureza cálcica normal na fita teste, tenho observado a água com leve gordura na superfície. Minha piscina é coberta ,com 25.000 litros. Que devo fazer?
RESPOSTA:
Olá Aramis! Agradecemos pelo seu comentário! Que bom que o nosso algicida resolveu o seu problema com algas! Sobre a gordura na superfície da água temos uma dica para você: A aplicação do oxidante OxiAll! OxiAll elimina a gordura e material orgânico presentes na água, recuperando o brilho! Saiba mais: https://goo.gl/2QBnEx
Link do comentário Postado em : 27 de outubro de 2017 (por: José Roberto Godoi)
Por isso que nós aqui da ASL Piscinas de Rancharia indicamos aos nossos clientes somente produtos de qualidade, e produtos de qualidade só da HidroAll!
RESPOSTA:
Olá José Roberto! Que ótimo! Ficamos muito felizes! Equipe HidroAll
Link do comentário Postado em : 25 de agosto de 2015 (por: Apolonia )
Gostaria de saber o tratamento para piscinas 30.000 litros que está totalmente verde. Ontem foi colocado 1 kg de sulfato de alumínio e meio quilo de bicarbonato de sódio. Ficou em repouso 12 hs . E nada mudou. O que faço agora obrigada. Foi a primeira vez que aconteceu em 20 anos.
RESPOSTA:
Olá Apolonia!
Agradecemos pelo seu comentário, incialmente recomendamos que a alcalinidade seja analisada, valores abaixo de 80ppm podem interferir no processo de clarificação.
Após realizar a análise aplique o produto específico para a eliminação de algas - HCL Algicida de Choque, para níveis elevados de algas recomendamos 30ml para cada 1.000 litros, para o volume de sua piscina seriam 900ml. Realize a aplicação com o filtro ligado (por duas horas) e escove as paredes e fundo da piscina, deixe a água descansar para que ocorra a decantação e aspire o fundo da piscina.
A análise da alcalinidade pode ser realizada através do kit abaixo:
Kits de Testes HidroAll
Equipe HidroAll
Link do comentário Postado em : 13 de julho de 2015 (por: alessandro )
Boa noite! Após quanto tempo da aplicação do algicida choque HCL pode ser utilizada a piscina? Desde já obrigado.
RESPOSTA:
Olá Alessandro!
Agradecemos pelo seu comentário, no caso do desenvolvimento de algas (tonalidade verde) é preciso aguardar a decantação/clarificação da água, pois a utilização irá interferir, misturar novamente as partículas. Nesse tratamento a piscina poderá ser utilizada após a aspiração do fundo.
No tratamento de rotina com a aplicação do produto hcl Algicida Manutenção, após aproximadamente uma hora a piscina estará liberada.
Equipe HidroAll
Link do comentário Postado em : 23 de abril de 2015 (por: Max Silva)
Bom dia!
Sou Zelador de um condomínio residencial e estou dois problemas na piscina do prédio: aparição de insetos que pairam sobre a água(eles nunca entram nela, apenas ficam correndo de um lado pro outro sobre a água.) e algas pretas nos rejuntes. Vocês podem me ajudar com isso? Nunca tive um curso prático, apenas teóricos, não sei se escovo a piscina da forma certa.
RESPOSTA:
Agradecemos pelo seu comentário!
As algas nos rejuntes podem ser removidas através do uso direto de tabletes de tricloro, temos três opções de tabletes: HCL Penta, HCL 200 e HCL 3 em 1.
Adicione o tablete diretamente sobre os rejuntes afetados e aguarde, assim que o rejunte apresentar tonalidade mais clara mude o tablete de local.
Consulte nossa matéria sobre algas no rejunte:
http://piscinas.hidroall.com.br/blog/algas-no-rejunte-da-piscina
Quanto aos insetos, verifique e mantenha o residual de cloro entre 1 e 3ppm e realize o processo de filtragem da água de acordo com a instruçõo do fabricante do equipamento.
Confira nosso curso online, além de gratuito ele pode ser acessado de acordo com a sua disponibilidade, saiba mais em:
http://piscinas.hidroall.com.br/curso/
Equipe HidroAll
Link do comentário Postado em : 15 de abril de 2015 (por: Aneliza)
Ola, minha piscina estava limpa, fiquei uma semana viajando, quando voltei ela estava levemente turva, apliquei um pouco de algicida e agora ela esta verde, não tem sujeira. Ja coloquei clarificante e o Aqualid, filtro, mas não resolve, o que eu posso fazer?
RESPOSTA:
Olá Aneliza!
Agradecemos pelo seu comentário.
Primeiramente analise a alcalinidade, quando abaixo de 80ppm ela pode interferir no tratamento.
Após verificar a alcalinidade e corrigir se necessário com o produto pH Estável, caso a decantação não inicie em aproximadamente 12 horas realize uma nova aplicação do alcidade de choque - HCL Algicida de Choque ou Aqualid Algicida (para piscinas já tratadas com a linha Aqualid) e na sequência, realize uma nova aplicação de Clarificante.
Alm da alcalinidade, uma outra característica que poderá interferir será a dosagem de algicida de choque. Como a algas quando vivas não decantam e devido a variedade nos tipos de algas (aproximadamente 21.000 tipos) as dosagens de algicida podem variar de acordo com o grau de resistência/tipo da alga.
Equipe HidroAll
Link do comentário Postado em : 18 de março de 2015 (por: Felipe Labre )
Olá. Obrigado pelas dicas! Hoje Pela, 36 horas após controlar o ph, aplicar o Algicida... As "bixinhas" estão mortinhas la no fundo! Medi o Cloro e está blz!
Dúvida:
Após aspirar o fundo, no período da noite devo aplicar Hidrosan Penta 5 todos os dias? E qual a dosagem para piscina de 11.000 litros?
Se sim, posso só aplicar o cloro ou tenho que por para filtrar também?
Grato!
RESPOSTA:
Olá Felipe,
Agradecemos pelo retorno.
O produto Hidrosan Penta deve ser aplicado diariamente ou de acordo com a demanda da piscina, de forma que o residual de cloro seja mantido entre 1 e 3ppm.
Para uma piscina com 11.000 litros, utilize como dosagem inicial 45gramas.
A filtragem da água deve ser realizada diariamente, de acordo com a capacidade do filtro. Para obter mais informações consulte a matéria publicada em nosso blog:
http://goo.gl/eSxJHS
Equipe HidroAll
Link do comentário Postado em : 15 de março de 2015 (por: Felipe Augusto Labre )
Olá!
Tenho uma piscina de Vinil de 11.000 litros. Até então estava tudo blz! fazem 3 meses que a tenho, e sempre colocando penta 5 !!! dua umas duas semanas, choveu muito e não cuidei... resultado, virou "PALMERENSE" a piscina. A água esta verde mesmo, nem da para ver o fundo da piscina! detalhe, a água mesmo que ta verde. Ontem a noite joguei 66 ml de alguicida HCL anoite e deixei o motor com o filtro limpo a noite toda. Hoje pela manha nada mudou tentei dar uma aspirada no fundo mas nada. Escovei toda a piscina e coloquei uma dose de PENTA 5 elevada era umas 10:00 da manha. Agora são 16:40 e nada! Queria uma ajuda... tipo Kit econômicos para medir PH e alcalinidade, pois quero fazer tudo correto. Alguma dica para aspirar essas piscinas ja que não vem aspirador e tem que adaptar o motor (eu peguei o cano do aspirador de Pó e adaptei direto na mangueira sugadora do motor! Aguardo Urgente!
RESPOSTA:
Olá Felipe!
Agradecemos pelo seu comentário.
A tonalidade verde indica o desenvolvimento de algas, dois fatores são muito importantes no processo de eliminação das algas e clarificação da água:
- Alcalinidade abaixo de 80, abaixo desse valor a decantação é prejudicada; -Presença de algas vivas, quando viva as algas não decantam e devido a variação nos tipos de algas (aproximadamente 17.000 tipos) algumas são mais resistentes e a dosagem de algicida de choque pode tamb´m ser maior.
Assim, recomendamos os seguintes procedimentos:
1 : Analise a alcalinidade e o pH, corrigindo se necessário.
A medição pode ser realizada através da Fita Teste Pooltest 4 em 1 (Mede Alcalinidade, pH e teor de cloro) ou pela Kit teste Alcalinidade e Kit pH/CL;

Faixa Ideal:
Alcalinidade entre 80 e 120ppm
pH entre 7,2 a 7,6

Para alcalinidade e pH baixo, aplique pH Estável de acordo com o valor da alcalinidade (Muitas vezes, ao acertar a alcalinidade, o pH se ajusta), para reduzir use Hidro pH Menos e se somente o pH estiver baixo aplique Hidro pH + (barrilha ou liquido)

2. Execute a correção dos parâmetros de alcalinidade e pH seguindo as orientações do kit teste; 3. Após correção, adicione HCL Algicida de Choque (aproximadamente 20ml para cada 1.000 litros de água), deixe recirculando por cerca de 2 horas, durante a recirculação escove as paredes e fundo da piscina, com escova própria; Aplique o clarificante Hidrofloc para decantar as algas e deixe a água descansar, o período de descanso pode variar (1 dia, 2 dias ou até 3 dias). 4. Após a decantação, aspire o fundo da piscina drenando e aplique o cloro mantendo o residual entre 1 e 3ppm.
Quanto ao aspirador, é possível encontrar aspiradores portáteis, adquiridos separadamente.
Equipe HidroAll
Link do comentário Postado em : 24 de janeiro de 2015 (por: Walderi)
Olá senhores, tenho um piscina de 6000. Esta aparecendo um tipo de penugens, na água, de vários tamanhos em toda água. Utilizado normalmente cloro e uma vez por semana algicida e clarificante. Qual será o problema? Abraço Walderi
RESPOSTA:
Olá Walderi!
Agradecemos pelo seu comentário, essa característica pode estar relacionada ao desenvolvimento de algas (atualmente existem 17.000 tipos) ou material levado para a piscina através do vento.
Recomendamos a remoção através da filtração e posteriormente a retrolavagem do filtro ou através de um acessório como a peneira e se necessário inserir um tecido sobre a peneira para remover as partículas mais finas.
Realize uma cloração de choque, aproximadamente 15 gramas de cloro para cada 1.000 litros de água e mantenha o residual de cloro entre 1 e 3ppm.
Se a água da piscina apresentar a tonalidade verde, realize a aplicação de Hidrosan Algicida em dosagem de choque.
Equipe HidroAll
Link do comentário Postado em : 12 de janeiro de 2015 (por: Rayane )
Olá, minha piscina estava com a água cristalina e estávamos utilizando normalmente. No dia seguinte amanheceu com a tonalidade verde bem claro (um verde transparente, até meio amarelado). Filtramos por 5 horas e a água voltou ao normal..ficou azulzinha. Porém na manhã seguinte, novamente amanheceu com a cor verde claro. Estou em dúvidas se essa coloração pode ser presença de algas (pois apareceu de um dia para o outro), ou se tem alguma relação com o fato da piscina ser abastecida com água de caminhão pipa (que é uma água de poço tratada). Eu utilizo mensalmente o produto Inibidor de Metais, porém 1 semana antes nós completamos o nível de água com mais ou menos 1.000 lts e não colocamos mais inibidor de metais pois já tinha sido aplicado na semana anterior. Poderia me dar uma ajuda ? Gostaria de saber o que está acontecendo com a piscina para poder tratar da maneira correta.
RESPOSTA:
Olá Rayane!
Agradecemos pelo seu comentário, geralmente piscinas com desenvolvimento de algas só recuperam a cristalinidade através da aplicação do Algicida de Choque e decantação, apenas a filtração não seria suficiente.
Esse tom pode estar relacionado à presença de metais que de acordo com o nível a dosagem de Inibidor poderá ser maior para evitar a tonalidade verde ou amarelada.
Você também poderá realizar um teste:
Em um balde plástico, limpo e com água da piscina, aplique 1 colher de sopa de cloro, misture e aguarde aproximadamente 1 hora. Caso a água apresente um tom amarelo ou marrom, a água apresenta nível elevado de metais. Nesse caso você poderá aplicar uma dosagem de choque de cloro, equivalente a 15gramas para cada 1.000 litros, decantar e aspirar drenando o fundo ou elevar a dosagem de Inibidor.
Você também poderá verificar com o fornecedor da água de reposição sobre a análise do nível de metais.
Equipe HidroAll
Link do comentário Postado em : 12 de janeiro de 2015 (por: julio cesar cortiglio )
bom dia gostaria de obter mais informacoes sobre seus produtos e como devo fazer com minha piscina ela e de 6500lt da intex tem um motor pequeno pra filtrar a agua mas toda vez que chove a agua fica verde mesmo sem usala uso cloro a cada 2 dias e uso hth ultra -clear mas nao esta resolvendo , entao gostaria de saber que produto eu coloco apos uma chuva?
RESPOSTA:
Olá Junior!
Agradecemos pelo seu comentário, a tonalidade verde indica o desenvolvimento de algas, recomendamos o seguinte tratamento:
- Analise a alcalinidade e o pH (quando desajustados podem interferir no tratamento e clarificação da água).
-Aplique HCL Algicida de Choque.
-Na sequência aplique Hidrofloc para decantar.
Realize essas duas aplicações com o filtro ligado, por 2 horas para homogeneizar os produtos.
Para aplicar, dilua os produtos em um balde plástico, limpo e com água da piscina.
Após 2 horas, desligue o equipamento e aguarde a decantação (pode levar 1, 2 ou até 3 dias para decantar totalmente).
Assim que decantar realize a aspiração do fundo da piscina com o filtro na posição drenar.
Após esse processo você poderá dar início ao tratamento de rotina, com o produto Hidrosan Penta, as dosagens devem ser diárias ou de acordo com a necessidade da água de forma que o residual seja mantido entre 1 e 3ppm.
Equipe HidroAll

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.