BLOG

Confira a matéria abaixo

O pH da minha piscina não se mantém estabilizado. O que fazer? , alcalinidade na faixa ideal mantém o pH estabilizado.
Quinta, 05 De Março De 2020

Quando o assunto é tratamento da água de piscinas, muito se fala em analisar e corrigir o pH antes de iniciar a cloração. No entanto, ao utilizar apenas este parâmetro, os consumidores se deparam com dificuldade em corrigi-lo. Isso se deve ao fato de o pH estar diretamente ligado a outro parâmetro, a alcalinidade.

A alcalinidade é definida como a quantidade de substâncias presentes na água capazes de neutralizar ácidos, em outras palavras, atua como tampão do pH, evitando variações. É um parâmetro de extrema importância, fundamental para o equilíbrio da água e ação dos produtos. Caso esteja fora dos valores considerados ideais, 80 a 120ppm, pode comprometer a decantação/clarificação da água e favorecer o desenvolvimento de algas.

Apesar de todos os parâmetros influenciarem no equilíbrio químico da água e no conforto dos banhistas, deve-se dar atenção especial à alcalinidade, que quando mantida na faixa considerada ideal, proporciona a estabilidade do pH, dispensando correções frequentes, o que gera economia e maior praticidade.

A análise da alcalinidade pode ser realizada através do prático Kit Teste Alcalinidade. Para medi-la com ainda mais facilidade, utilize o Kit Teste PoolTest que além de medir a alcalinidade, mede o pH, o cloro livre e a dureza cálcica. Para realizar o teste basta mergulhar uma tira de PoolTest na água até a altura do cotovelo, esperar 2 segundos, retirar e comparar o resultado da tira com os índices ideais impressos na embalagem.

Antes de realizar a correção, analise os dois parâmetros, alcalinidade e pH, para verificar qual é o produto adequado, conforme indicação abaixo.

Como Ajustar:

- Alcalinidade baixa (abaixo de 80 ppm) e pH baixo (abaixo de 7,2) utilize o produto Elevador de Alcalinidade HidroAll, que eleva a alcalinidade, estabilizando o pH.

- Alcalinidade alta (acima de 200ppm*) e/ou pH alto (acima de 7,6) aplique Hidro pH -.

- Alcalinidade correta e pH baixo, aplique Hidro pH +.

*Recomendamos a correção da alcalinidade em valores acima de 200ppm, pois alguns fatores podem contribuir para sua redução espontânea.

O tratamento passo a passo detalhado e a solução de problemas específicos como proliferação de algas, manchas na piscina, entre outros, podem ser encontrados nos links abaixo.

- Manual

- Curso online

Ass: Equipe HidroAll

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.
Clique para abrir o chat!