BLOG

Confira a matéria abaixo

A importância da alcalinidade no tratamento da água de piscinas .
Terça, 27 De Dezembro De 2022

A alcalinidade correta é sinônimo de conforto, economia e praticidade!

Muito se fala em tratamento ideal para água de piscinas e o tipo de cloro a ser usado para evitar a proliferação de micro-organismos. O que poucos sabem é que antes de iniciar a cloração é essencial medir todos os parâmetros e corrigi-los se necessário

Apesar de todos os parâmetros influenciarem no equilíbrio químico da água e no conforto dos banhistas, deve-se dar atenção especial à alcalinidade, que quando mantida na faixa considerada ideal, proporciona a estabilidade do pH, dispensando correções frequentes, seguidos de economia e maior praticidade.

A alcalinidade é definida como quantidade de substâncias presentes na água capazes de neutralizar ácidos. Em outras palavras, a alcalinidade atua como tampão do pH, evitando variações, é medida em ppm (partes por milhão) e o ideal para uma piscina é mantê-la entre 80 e 120 ppm.

A análise da alcalinidade pode ser realizada através do prático Kit Teste Alcalinidade. Para medi-la com ainda mais facilidade, a HidroAll desenvolveu o Kit Teste PoolTest que além de medir a alcalinidade, mede o pH, o cloro livre e a dureza cálcica.

Como Ajustar:

- Alcalinidade baixa (abaixo de 80 ppm) e pH baixo (abaixo de 7,2) utilize o produto HidroAll Elevador de Alcalinidade, que eleva a alcalinidade, estabilizando o pH.

- Alcalinidade alta (acima de 200ppm*) e/ou pH alto (acima de 7,6) aplique Hidro pH - .

- Alcalinidade correta e pH baixo, aplique Hidro pH +.

*Recomendamos a correção da alcalinidade em valores acima de 200ppm, pois alguns fatores podem contribuir para sua redução espontânea.

Ass: Equipe HidroAll

 

2 Comentários

Link do comentário Postado em : 30 de agosto de 2018 (por: Deived Lopes)
De extrema importância o tema desta matéria. Ótima explicação sobre a definição de alcalinidade. Tenho 20 anos de experiência em tratamento de águas de piscinas e posso afirmar que depois que comecei a regular a alcalinidade nunca mais me preocupei com as variações do pH das piscinas que cuido (os produtos pH+ e pH- chegaram a vencer por falta de uso). Vale ressaltar que a utilização de pastilhas de cloro reduzem a alcalinidade, assim nestes casos, torna-se mais frequente a regulagem deste parâmetro, o qual deve ficar entre 100 e 120 ppm. Parabéns a equipe HidroAll!
RESPOSTA:
Olá Deived! Isso mesmo! A Alcalinidade correta é essencial para o tratamento de manutenção e qualidade da água! Agradecemos pelo seu comentário e preferência pelos nossos produtos! Equipe HidroAll
Link do comentário Postado em : 03 de agosto de 2018 (por: Rafael Gustavo)
Esta publicação trata-se de uma simples tentativa de vender mais produtos, pois alcalinidade total acima de 50 ppm eleva o PH acima de 7,6, obrigando ao uso de ácidos minerais para sua correção, que também reduzirão a alcalinidade total, é um ciclo vicioso sem controle. Experiência de 20 anos no tratamento de água.
RESPOSTA:
Olá Sr. Rafael! Agradecemos pelo seu comentário! Conforme descrito na matéria, a alcalinidade correta (entre 80 e 120ppm) atua como tampão do pH, evitando variações. Ao adicionar uma solução ácida ou básica, a alcalinidade é o primeiro parâmetro a sentir alteração, em seguida o pH. Para manter os dois parâmetros estáveis após as adições, é essencial aguardar a ação e estabilização dos produtos, evitando assim aplicações em excesso ou desnecessárias. Equipe HidroAll

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.
Clique para abrir o chat!